Aconteceu - Sala de Aula

A minha história - 6º ano

Na quarta-feira (21/02), alunos e alunas do 6º C trouxeram fontes históricas que jogam luz à sua própria história e a de sua família.

Uma fonte histórica é um vestígio do passado que contém informações sobre o que vivemos, seja uma foto, um objeto, uma dança e até mesmo um idioma.

Nossa primeira lição de casa inspirou quem busca fazer sentido da própria biografia. Teve quem trouxe relíquias dos avós, fotos de família, brinquedos, joias, as primeiras meias de bebê? Catarina, por exemplo, trouxe uma relíquia de sua bisavó: o anel que sempre usava; Guilherme trouxe seus brinquedos favoritos de infância; Mariana trouxe uma linda foto em família, e assim por diante.

Durante a apresentação das fontes, discutimos o significado das escolhas. Isto é, podemos pensar a nossa história a partir de fotografias de quando dormíamos em bercinhos, mas também a partir de heranças deixadas por nossos ancestrais, que nos levam àquela perplexidade típica de quando estamos diante de algo que não podemos compreender completamente. E assim, a identidade de cada um foi reconstituída a partir da cultura material que trouxeram.

Da mesma forma, a memória de nossa sociedade também é constituída pelos vestígios que elegemos para preservar: sejam eles nomes de ruas de generais e de barões do café, estátuas em praças públicas, fazendas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), lutas tradicionais ? como a capoeira, para os escravos, ou o karatê, para os habitantes da ilha de Okinawa ?, igrejas barrocas em Minas Gerais? São infinitas as possibilidades de patrimônio material e imaterial.

Sendo assim, nosso autoconhecimento e nossa memória coletiva continuam a ser construídos. Escolhemos o que queremos lembrar (e também, esquecer?)

Tiago Gayet,
Historiador pela Unicamp